O ERP, abreviação de “Enterprise Resource Planning”, pode ser resumido como: Sistema Integrado para Gestão Empresarial.
Isto significa que, em um único sistema (software), a sua empresa encontrará as ferramentas necessárias para administrar seus clientes e fornecedores e gerenciar suas finanças de forma integrada (receitas e despesas).
O ERP é basicamente composto por processos integrados que controlam as diversas áreas da empresa ( faturamento,contas a receber, contas a pagar, compras, estoque, etc…) e que, a partir dos dados adicionados em cada etapa, acabam gerando informações que são extraídas através de consultas e relatórios de forma simples e amigável, auxiliando a empresa a entender como os seus clientes e fornecedores são tratados em cada departamento permitindo melhorar o fluxo das informações e automaticamente elevar a rentabilidade da empresa.
Internamente o ERP é um conjunto de procedimentos (programas de computador) interligados que garantem que as informações cadastradas pelas diversas pessoas da empresa serão validadas e armazenadas de forma segura (Banco de Dados) para serem utilizadas nas diversas consultas e relatórios.
Mas não basta ter as informações armazenadas se sua empresa não puder analizá-las, não é verdade?
Um bom sistema ERP deve possuir ferramentas que permitam extrair os dados armazenados e transformá-las em informações que a sua empresa necessita para controlar e planejar o crescimento através de decisões baseadas em informações reais.
A implantação de um ERP pode gerar os seguintes benefícios:
- Software na Nuvem: Acesse o sistema de qualquer lugar.
- Baixo investimento: Não necessita de infraestrutura dedicada.
- Informações centralizadas: Todas as informações em um único banco de dados.
- Segurança: Suporte técnico constante e atualizações legais garantidas.
- Controle dos processos: Automatização dos processos e controles manuais.
Mas lembre-se que nenhum sistema ou software será bom o suficiente se a sua empresa não estiver engajada em utilizá-la de forma correta, seguindo os procedimentos existentes e com as informações que realmente são importantes.
Nos vemos no próximo post.